5 dicas para cuidar melhor do seu coração

Amigdalite, laringite e faringite: saiba diferenciar os tipos de dores de garganta
03/12/2018
Como se prevenir dos 4 problemas cardíacos com maior taxa de mortalidade
12/12/2018

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas morrem por problemas cardíacos no Brasil todos os anos. Mesmo que alguns problemas sejam influenciados por fatores genéticos, muitas doenças cardíacas podem ser evitadas ou controladas com a mudança de hábitos. Se você quer cuidar melhor do seu coração e manter-se saudável, aproveite essas 5 dicas:

1. Pratique atividades físicas

As atividades físicas melhoram muito sua saúde, deixando seu corpo preparado para afazeres diários e aumentando a expectativa de vida. Escolha algo que você goste de praticar e faça disso uma rotina. Pode ser corrida, caminhada, musculação, dança e até artes marciais, o que importa é mexer seu corpo para conseguir todos os benefícios para o sistema cardiovascular.

Além de ser muito saudável, a prática de atividade física faz com que o coração torne-se mais apto a bombear sangue e ajuda a controlar o peso e a pressão. É muito benefício para 30 minutos ou 1 hora de exercício por dia!

2. Tome cuidado com o estresse

Por acaso você é uma das pessoas que sai do trabalho pensando em todos os problemas? Depois de chegar em casa, você fica preocupado, pensando em como resolver tudo e mal consegue descansar? É um sinal que você anda estressado e isso é perigoso para a saúde do seu coração.

Pessoas que são ansiosas ou estressadas têm maiores tendências para desenvolver problemas cardiovasculares. Para quem já tem algum tipo de doença, como a hipertensão, o estresse também pode ser um fator que piora os sintomas. O recomendado é deixar as preocupações no trabalho e se dar um tempo para relaxar em casa. Quem não conseguir fazer isso sozinho talvez precise de ajuda profissional.

3. Tenha uma boa dieta

O que comemos diariamente influencia muito na saúde cardíaca. Quem deseja cuidar melhor do coração precisa ter uma dieta balanceada, rica em vitaminas, proteínas e minerais, mas existe mais um fator essencial que muitos esquecem: a alimentação precisa ter gorduras boas. Apesar da gordura ser considerada uma das grandes vilãs na alimentação atual, você não deve cortar todas as fontes.

Alguns alimentos, como nozes, peixes e sementes de linhaça são ricas em ácidos graxos. Essas gorduras ajudam seu corpo a manter-se mais saudável e é indispensável na dieta. Quem não consegue consumir esses produtos com frequência pode buscar um nutricionista para fazer a suplementação.

Também fique de olho no sal! Em excesso, ele é um dos principais causadores de hipertensão. Aproveite mais temperos variados e diminua o consumo de sal, seu corpo agradece.

4. Hidrate-se

Manter-se hidratado te ajuda a ficar sempre saudável. Seu corpo precisa de água para boa parte das suas operações vitais, inclusive relacionadas ao sistema cardiorrespiratório. Só tome cuidado com suas opções de líquidos. Hoje em dia é muito fácil substituir a água por bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados. Sempre dê preferência para sucos naturais e à própria água.

5. Controle o peso

O excesso de peso está relacionado a diversas doenças cardíacas. Por isso, é recomendado controlar o peso através de uma boa alimentação e prática de atividades físicas. É a melhor forma de prevenir-se de problemas cardíacos. Algumas doenças, como a hipertensão, podem até ter seus sintomas aliviados com a perda de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *