Alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento

Câncer de mama: causas, sintomas e tratamentos.
26/09/2018
Os benefícios de parar de fumar
26/10/2018
O Brasil está seguindo a tendência dos países desenvolvidos e está passando por uma período de transição demográfica. A expectativa de vida nunca foi mais alta, alcançando 76 anos em 2018. Para compreender a enorme mudança que isso significa, basta olhar a expectativa que os cidadãos brasileiros tinham na década de 1960, de 54 anos. As pessoas estão ficando mais saudáveis e, como resultado, vivem mais. Isso se dá em parte graças a melhores hábitos alimentares, incluindo alguns alimentos que retardam o envelhecimento. Quer viver mais e com saúde? Então não esqueça de incluir esses alimentos na sua dieta!
O que incluir na dieta para retardar o envelhecimento?
Envelhecer não precisa significar uma vida cheia de doenças, é possível passar por esse processo de forma saúde. Por isso, é essencial ter uma dieta balanceada com frutas, legumes e proteínas na quantidade correta. Além disso, você pode escolher alguns alimentos que têm propriedades que combatem os efeitos do envelhecimento.
Entre eles, destacam-se aqueles que possuem antioxidantes. Essas substâncias ajudam a reduzir os radicais livres que existem no nosso corpo. Eles são os grandes culpados do envelhecimento precoce, aumentando a possibilidade do surgimento de rugas na pele, marcas de expressão e até doenças típicas da terceira idade. Os alimentos antioxidantes neutralizam o efeito de radicais livres e diminuem o processo de oxidação do corpo. Alguns deles:
  • Frutas cítricas.
  • Vegetais verde escuros;
  • Uva;
  • Soja;
  • Vegetais amarelos.
Alguns antioxidantes também são conhecidos por prevenir doenças, como o mal de Alzheimer. Entre eles destaca-se o EGCG, encontrado no chá verde e branco. Quem deseja manter sua mente e coração saudáveis pode tomar pelo menos uma xícara desses chás por dia. Além de serem benéficos para a saúde eles substituem o café, sendo uma opção com menor quantidade de cafeína e que prejudica menos o sono.
O ômega 3 também deve estar presente na dieta de qualquer um que deseja evitar o envelhecimento precoce. A dieta mediterrânea é uma das mais ricas na substância por causa da grande quantidade de frutos do mar ingerida nela. Peixes e frutos do mar são, certamente, uma excelente opção para conseguir ingerir ômega 3, mas são inviáveis para muita gente. Por isso, é possível encontrar fontes alternativas, como nozes e amêndoas.
Quer ter uma vida mais saudável, envelhecer mais devagar e aproveitar expectativas de vida que aumentam sem parar? Então comece a revisar sua dieta e inclua esses alimentos, eles vão te ajudar no processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *