Amigdalite, laringite e faringite: saiba diferenciar os tipos de dores de garganta

Dicas para oferecer melhor qualidade de vida ao idoso
30/11/2018
5 dicas para cuidar melhor do seu coração
10/12/2018

Você já sofreu com dor de garganta? Se a resposta foi sim as chances são altas de ter passado por um caso de amigdalite, laringite ou faringite. Todas as três causam dores na região da garganta, apesar disso acontecer de formas diferentes. Muita gente não sabe a diferença, se você quer continuar bem informado é só continuar lendo para entender melhor.

Amigdalite

Como o próprio nome diz, a amigdalite é uma inflamação que atinge as amígdalas. Esses órgãos arredondados ficam localizados na garganta e tem como principal função defender o corpo. Por isso, elas ficam expostas a diversos tipos de antígenos e podem contrair inflamações em alguns casos.

A maioria das amigdalites são causadas por vírus ou bactérias, mas também podem acontecer por causa de alergia, refluxo gastroesofágico, irritação causada por cigarro ou álcool. Ela é caracterizada por dor que causa dificuldade para engolir, febre, vermelhidão e inchaço na região afetada. Quando o caso é causado por bactérias, o paciente também apresenta placas de pus na garganta.

Faringite

A parede no final da boca é um órgão chamado de faringe. Ela pode ficar inflamada por causa de infecções por vírus ou bactérias e também pode causa de sinusite e refluxo gastroesofágico. Seus principais sintomas incluem dor para engolir, febre, dor de cabeça, irritação na garganta, mal estar e vermelhidão no fundo da boca. Pacientes com infecção bacteriana também apresentam placas de pus.

Laringite

A laringe é o órgão que liga a faringe e a traqueia. É nela que estão localizadas as cordas vocais. Sua inflamação pode ser causada por vírus, consumo excessivo de bebida alcoólica, fumo, refluxo gastroesofágico e até esforço vocal.

Os pacientes com laringite apresentam sintomas, como rouquidão, dor de garganta e tosse seca, sem catarro.

Tratamentos

O tratamento dessas doenças só pode ser realizado com orientação médica. Após realizar o diagnóstico, o profissional especializado recomenda medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para alívio dos sintomas. Em alguns casos, é preciso tomar antibióticos para combater a infecção bacteriana. Sempre que surgir algum sintoma que caracterize amigdalite, faringite ou laringite procure um médico. Tratamentos caseiros podem só piorar o quadro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *