Câncer no pulmão: causas, sintomas e tratamentos.

Doença Cerebrovascular (AVC): causas, sintomas e tratamentos.
17/09/2018
Reumatismo: causas, sintomas e tratamentos.
21/09/2018
O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte por neoplasias no Brasil, além da maior causa de morte por câncer entre homens e segunda causa mais comum nas mulheres. Ou seja, ele é um tema extremamente relevante. Também é importante saber que muitas dessas neoplasias que causam morte entre os brasileiros poderiam ser evitadas através de uma única atitude: parar de fumar.
Entenda mais sobre esse tipo de câncer, como ele surge e os principais tratamentos.
O que é câncer de pulmão?
O câncer de pulmão acontece quando existe uma quebra dos mecanismos celulares naturais do pulmão. As células alteradas passam a se reproduzir de maneira desorganizada, formando um tumor. Existem quatro tipos:
  • Carcinoma de pulmão indiferenciado de grande células: ele é mais rápido para se espalhar que a maioria dos outros tipos e surge em qualquer lugar do pulmão, o que dificulta seu tratamento;
  • Adenocarcinoma: é o tipo mais frequente, sua progressão é mais lenta e, nos estágios iniciais, ele geralmente afeta as células que produzem muco no órgão;
  • Carcinoma epidermoide: afeta os tecidos que revestem o pulmão, surgindo com maior frequência próximo aos brônquios;
  • Carcinoma de pulmão de grandes células: é o tipo de câncer de pulmão que se espalha mais rapidamente. Ele é a forma mais agressiva e geralmente começa nos brônquios, mas têm alto potencial para se espalhar para outros órgãos do corpo.
Causas do câncer de pulmão
Quem já pegou uma caixinha de cigarros na mão já deve saber uma das principais causas desse tipo de câncer: o tabagismo. O cigarro possui inúmeras substâncias tóxicas que causam alterações no organismo, incluindo em células que ficam em contato mais próximo com a fumaça, como da boca, faringe e, obviamente, pulmão. Quanto mais tempo a pessoa mantiver o hábito, maiores serão as probabilidades de desenvolver neoplasias. Também é possível ter câncer de pulmão por causas, como:
  • Inalação de poluição;
  • Histórico de doenças, como tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Histórico familiar de câncer;
  • Inalação de outras substâncias tóxicas.
Sintomas
Os sintomas do câncer são similares ao de outras doenças, como gripe, pneumonia e outros problemas do sistema respiratório. Os mais comuns são:
  • Tosse;
  • Chiado no pulmão;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Tosse com sangue.
Na fase inicial a maioria dos pacientes é completamente assintomático. Os sintomas descritos acima são mais comuns em cânceres em estágio mais avançado.
Tratamento
A cirurgia para retirada do tumor é a técnica mais indicada para cura, porém nem todos os pacientes com neoplasias no pulmão são elegíveis para o procedimento. Por ser uma área bastante delicada, a possibilidade de operação depende do tamanho e localização do tumor, assim como estado de saúde geral do paciente. Os tipos de câncer com desenvolvimento mais lento conseguem resultados melhores da cirurgia. Já aqueles que se espalham rapidamente costumam responder bem a quimioterapia e radioterapia, técnicas utilizadas para controlar a reprodução das células cancerígenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *