Conheça as principais cirurgias de um urologista e em que casos são indicadas.

Saiba o que fazer para cuidar bem do seu estômago. E conte com a estrutura de um dos mais completos hospitais em Belem .
22/03/2019
Fluxo laminar em centros cirúrgicos de hospitais em belém: saiba qual a importância.
02/05/2019

Existe uma especialidade completamente voltada para o tratamento de doenças urinárias, tanto em homens quanto mulheres: a cirurgia urológica. Conheça abaixo alguns dos principais procedimentos e quando devem ser realizadas. 


Vasectomia

Vasectomia é um procedimento utilizado para a esterilização masculina. Durante a operação, o médico corta os vasos condutores do esperma, impedindo que a fertilização aconteça. Assim, o homem consegue prevenir-se definitivamente de ter filhos. Atualmente o método é reversível e os vasos podem ser reconectados, caso a pessoa mude de decisão e deseje ter filhos novamente. 

O procedimento de vasectomia é bastante rápido e simples e é feito com anestesia local. Após sua realização, o paciente pode apresentar um pequeno inchaço e febre. São elegíveis para vasectomia homens com mais de 25 anos ou que já possuem dois filhos vivos. 

Cistoscopia

Problemas de bexiga podem ser bastante graves e diminuir muito a qualidade de vida do paciente. Uma das especialidades urológicas é a cistoscopia, que é utilizada para identificar doenças no órgão. Para realizá-la utiliza-se um equipamento que injeta soro fisiológico na bexiga e é inserido através da uretra. Assim, o médico consegue visualizar melhor o órgão ou retirar partes de tecido para o exame. Ele é recomendado para qualquer um que possui suspeitas de doenças que afetam a bexiga. 

Biópsia de próstata

O câncer de próstata é um problema comum em homens e que pode ser facilmente prevenido. Um dos exames para confirmar o diagnóstico é a biópsia da próstata, procedimento que retira pequena parte do tecido do órgão para análise. Em geral, a biópsia é recomendada quando o paciente já passou por outros exames, como o de toque retal e PSA, mas o especialista ainda precisa de confirmação do quadro para iniciar o tratamento. 

Resecção endoscópica da próstata

Quase metade dos homens acima dos 60 anos apresentam aumento da próstata, sendo que alguns deles possuem sintomas e outros, não. A hiperplasia é benigna, portanto não provoca câncer ou se transforma num tumor. A resecção endoscópica da próstata é o tratamento mais recomendado para esses casos, tendo entre 80% e 90% de sucesso. 

Prostatectomia radical

Cânceres de próstata mais radicais precisam de uma prostatectomia radical, procedimento de remoção da próstata. Ele só deve ser realizado quando existe certeza a respeito da localização e tamanho do tumor. A prostatectomia só acontece em pacientes que possuem um tumor que está confinado no órgão. O tipo mais comum envolve um corte de até dez centímetros no abdômen, mas também é possível realizá-la através de laparoscopia. 

Todas as cirurgias urológicas devem ser feitas por um médico especializado que consiga realizá-los com a maior segurança possível e conforto para o paciente. Para consultas, confira planos de saude belem e marque sua consulta no Hospital Amazonia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *