Dicas para prevenir acidentes em casa

Entenda como funciona uma UTI
01/03/2019
Quais os tipos de fraturas mais comuns e como identificá-las
11/03/2019

Sabia que acidentes domésticos estão entre as principais causas de visitas ao hospital? Eles são especialmente perigosos para crianças e idosos, podendo levar a ferimentos e lesões graves. Sua casa pode ser um local extremamente perigoso sem você perceber. Para te ajudar a prevenir esses acontecimentos, separamos algumas dicas preventivas que você precisa aplicar. 

Escadas e pisos escorregadios

Quem nunca passou correndo pela cozinha e escorregou em algum pedaço do piso mais molhado? Para um adulto saudável a queda geralmente só gera um hematoma que some em poucos dias. Mas idosos estão em maior risco e tem mais chances de sofrer fraturas quando caem. Além disso, eles são mais sujeitos a cair, já que os reflexos diminuem com o envelhecimento. Em locais com pisos escorregadios coloque faixas antiderrapantes para garantir a segurança. O mesmo deve ser feito nas escadas, que também precisam de corrimãos. 

Janelas e sacadas

As janelas e sacadas são mais perigosas em casas com mais andares ou apartamentos, mas qualquer lugar precisa de cuidado com elas. Crianças adoram brincar em todos os lugares, incluindo em lugares altos onde pode acontecer um acidente. Quer evitar problemas? Tenha a casa sempre telada, é a melhor maneira de prevenir que um pequeno desequilíbrio ou uma brincadeira infantil se transforme em tragédia. Vale a pena lembrar que mesmo quedas de pequenas alturas, como no andar térreo de uma casa, podem machucar muito. 

Itens de cozinha

A cozinha é cheia de itens perigosos, como objetos cortantes e aparelhos eletrônicos. Na hora de guardá-los deixe tudo o que for potencialmente lesivo em lugares altos e fora do alcance de crianças. Não existe como impedir que a curiosidade infantil os leve a mexer em coisas que são perigosas, o melhor é guardar tudo longe. Quando lavar a louça, deixe itens cortantes, como facas, com a ponta para baixo. 

Também é importante tomar cuidado com o gás para evitar vazamentos e explosões. Sempre confira se as bocas do fogão estão desligadas e compre gás de cozinha de fornecedores de confiança. 

Proteção de fios

Você tem o costume de ligar vários plugues na mesma tomada? Então, tome muito cuidado, porque esse hábito aumenta os riscos de curto circuito. O ideal é manter sempre somente um plugue uma tomada e, quando não estiver usando, mantê-la coberta. Assim, é possível evitar que crianças curiosas acabem tomando choques por ali. 

Banheiros

Esses espaços da casa precisam de atenção especial. O chão pode estar molhado ou úmido e causar quedas, por isso escolha sempre tapetes antiderrapantes para conseguir melhorar a segurança. Se tiver idosos em casa instale barras de apoio em todo o ambiente para que eles andem com maior segurança. 

Tomando cuidados simples você consegue melhorar muito a segurança no seu lar. Cuide de quem você mais ama e evite acidentes!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *