Entenda como funciona uma UTI

Os riscos do consumo excessivo do álcool
18/02/2019
Dicas para prevenir acidentes em casa
01/03/2019

Quando alguém está na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) a família do paciente costuma ficar angustiada também pelo tempo reduzido de visita e pela quantidade de equipamentos utilizada. Mas o pouco tempo disponível para as visitações, bem como os aparelhos, é extremamente essencial para garantir o sucesso nos tratamentos. Entenda melhor como ela funciona e por que a UTI é tão importante dentro do hospital. 

Equipamentos utilizados

Um paciente internado na UTI precisa de monitoramento constante de seus sinais vitais, estado hemodinâmico e função respiratória. Por isso, existem diversos equipamentos utilizados, como você verá abaixo. 

Monitor cardíaco

O monitor exibe os sinais cardíacos do paciente através de eletrodos, sensores e outros aparelhos ligados ao seu corpo. Ele é um equipamento especial, porque mostra dados “ao vivo” do indivíduo, permitindo que os profissionais da saúde que o assistem possam evitar problemas rapidamente. O eletrocardiograma oferecido pelo monitor ajuda a identificar arritmias cardíacas e também dá alarmes quando a aceleração cardíaca se altera, quando existe hipertensão ou hipotensão e na queda de saturação de oxigênio do sangue. 

Bomba infusora

É um equipamento feito para injetar drogas na corrente sanguínea de maneira contínua, servindo para administrar medicamentos, como insulina, antibióticos e diuréticos. Pacientes que precisam ficar sedados durante certo período também usam as bombas para administrar drogas para a sedação. 

Punção de veia central

Pacientes que estão na unidade de tratamento intensivo muitas vezes precisam de medicamentos que só podem ser administrados por via venosa ou não conseguem tomar comprimidos. No entanto, as veias que existem nos braços não são o suficiente para administrar alguns tipos de remédios, por isso, é necessário realizar o acesso em veias mais calibrosas, que ficam em áreas profundas do corpo. A veia subclávica, jugular interna e femoral são as mais utilizadas. 

Ventilador mecânico

Esse equipamento é utilizado para garantir a entrada de oxigênio nos pulmões em pessoas com parada respiratória. Para utilizar o ventilador, o paciente precisa passar pela entubação das vias respiratórias com um tubo plástico semirrígido. Quando a pessoa precisa ficar ligada ao ventilador por muitos dias, a ligação é feita diretamente na traqueia. 

Estar em tratamento na UTI significa estar em constante supervisão para garantir uma recuperação ainda melhor. Por isso, entre os hospitais em Belém, o Hospital Amazônia está preparado para oferecer toda a atenção que seus entes queridos merecem na unidade de tratamento intensiva. Temos equipamentos modernos e uma equipe preparada para qualquer tipo de atendimento de hospital belem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *