Fluxo laminar em centros cirúrgicos de hospitais em belém: saiba qual a importância.

Conheça as principais cirurgias de um urologista e em que casos são indicadas.
24/04/2019
Hospital Amazônia: uma das melhores estruturas em ortopedia entre os hospitais particulares em belém
04/06/2019

A todo momento estamos expostos a microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. Em situações rotineiras, quando o sistema imunológico está funcionando adequadamente e não existem riscos ao corpo, é bastante difícil adquirir uma infecção por causa desses organismos. Hospitais, no entanto, são bastante diferentes. Neles encontram-se pessoas com todos os tipos de condições aumentando as chances de infecção. 

No ambiente operatório o risco de infecção é ainda maior, colocando em risco o sucesso da operação e a saúde do paciente. Por isso, centros cirúrgicos de hospitais em belém, como os do Hospital Amazônia, investem em segurança para diminuir a infecção hospitalar e melhorar o bem-estar de seus pacientes. 

O que é o fluxo laminar?

O fluxo laminar é um sistema de ventilação usado no centro cirúrgico para controlar a temperatura e promover conforto térmico. Ele pode ser horizontal ou vertical e é utilizado para diminuir a sudorese de quem está no centro cirúrgico, diminuir a quantidade de microrganismos no ar e melhorar a segurança em geral. O fluxo laminar é especialmente indicado em salas de operação onde ocorrem cirurgias com taxa de infecção mais alta, como alguns tipos de procedimentos para colocar implantes e operações de joelho e coluna. 

Como o fluxo laminar diminui as taxas de infecção hospitalar?

O risco de contaminação no centro cirúrgico é constante. Ele é especialmente alto nas ocasiões de maior movimentação, algo que causa turbulência no ar. Esses momentos são a hora de colocar o paciente na mesa cirúrgica e durante o fim da cirurgia, quando a equipe remove os equipamentos do local. Por isso, é essencial ter fluxo laminar constante para diminuir a contaminação. 

A temperatura controlada no ambiente ajuda a diminuir a sudorese dos profissionais presentes e quantidade de microrganismos no ar. Além disso, os filtros de ar especialmente utilizados nas salas cirúrgicas mantém um fluxo de ar limpo no ambiente, evitando a entrada de ar contaminado do exterior. 

O Hospital Amazônia segue regras rígidas de segurança para aumentar a taxa de sucesso de seus procedimentos e a satisfação dos pacientes. O uso de fluxo laminar nos centros cirúrgicos é parte disso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *