Laringite, saiba mais sobre este problema muito comum num hospital em belém na época de chuvas.

Saiba mais sobre clinica urologista belém com um dos melhores hospitais do pará
12/11/2019
saiba-mais-sobre-ressonancia-magnetica
Ressonância magnética: o que saber sobre ela.
12/02/2020
Mulher sentindo dor na garganta

Entenda o que é e veja como tratar

Conforme a época de chuvas chega, começamos a nos aglomerar em lugares fechados e lotados com mais frequência. Mesmo lugares com boa ventilação acabam com as janelas fechadas e assim surgem os meios perfeitos de transmissão de doenças e inflamações virais, por fungos ou bacterianas, e começamos a sentir sintomas dor de garganta. Uma infecção muito comum nesse período é a laringite. Quer entender mais sobre ela? Continue a leitura sobre essa inflamação. 

O que é laringite?

A laringite é uma inflamação que causa rouquidão na voz podendo ser de curto prazo ou longa duração (crônica). Ela acontece quando as cordas vocais ficam inflamadas ou irritadas, causando um inchaço que prejudica a formação de sons na laringe. Existem pacientes com laringite que ficam com a voz quase indetectável. 

Laringite aguda

Esse é o tipo mais comum da doença, que possui sintomas que duram até duas semanas. Na maioria dos casos ela é causada por infecções bacterianas. É importante não confundir faringite e laringite, a primeira doença também é causada por infecções, no entanto atinge outra parte do sistema respiratório, a faringe. Ou seja: laringite e faringite são coisas diferentes. 

Laringite crônica

Nesse caso os sintomas da laringite duram mais de duas semanas. Suas causas podem incluir infecções virais ou bacterianas, assim como uso excessivo da voz ou exposição a algum tipo de fator que causa irritação ao longo do tempo. Os principais fatores prejudiciais para as cordas vocais incluem cigarro, fumaça, vapores químicos, sinusite crônica e doença do refluxo gastroesofágico. O consumo excessivo de álcool também entra nesta lista de possíveis causas. 

Pessoas que já possuem algum tipo de infecção respiratória, como resfriado, sinusite e bronquite são mais sujeitas a desenvolver um quadro de laringite. 

Sintomas da laringite

A laringite causa rouquidão ou “perda” da voz. Ainda existem outros sintomas acessórios que podem ou não acompanhar o quadro, que incluem: 

  • Garganta seca ou inflamada; 
  • Dor de garganta; 
  • Tosse;
  • Dificuldade para engolir. 

Tratamento da laringite

Pacientes com laringite precisam procuram um médico para conseguir realizar o tratamento mais adequado. Para conseguir aliviar a inflamação será necessário evitar o uso excessivo da voz, falando sempre baixo e de maneira pausada. É importante que o paciente tome cuidado para não sussurrar, já que isso também irrita as cordas vocais e pode provocar os sintomas. Outras medidas adotadas durante o tratamento incluem tomar muita água para manter as cordas vocais hidratadas e manter o ar úmido através de umidificadores de ar. Também é importante tomar os medicamentos conforme prescritos pelo médico. Para saber mais sobre laringite, seu tratamento ou consultar um especialista ligue para o nosso telefone hospital belém. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *