O sono tem uma importância essencial para você. Saiba por quê.

Os benefícios de parar de fumar
26/10/2018
Você sabe identificar os sintomas de um ataque cardíaco?
05/11/2018
Você deixa de aproveitar uma boa noite de sono por causa do trabalho, preocupações diárias, compromissos ou até por festas e saidinhas com os amigos? Ou por acaso sofre com algum distúrbio do sono e ainda não buscou tratamento, porque acha que não é um problema? Cuidado, sua saúde pode estar em risco. Os médicos não recomendam dormir 8 horas diárias à toa, esse período é essencial para o funcionamento do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de outros órgãos do nosso organismo.
Problemas causados por falta de sono ou sono irregular
Quem está sempre de dieta provavelmente já ouviu que dormir pouco engorda e é verdade. Enquanto seu corpo descansa, ele regula a produção da leptina, um hormônio responsável por dar a sensação de saciedade. Ou seja, pessoas que dormem bem sentem menos fome que aquelas que têm insônia e distúrbios do sono. Além disso, seu corpo queima calorias durante as 8 horas de sono, mas o gasto calórico cai em até 55% em pessoas que dormem pouco ou de forma irregular.
Além de prevenir a obesidade, uma noite bem dormida ajuda no controle da diabetes por diminuir a resistência do corpo à insulina. Pacientes que já têm a doença ou têm maior tendência a desenvolvê-la costumam ter dificuldades para dormir e precisam buscar tratamento para o problema.
Por acaso você já passou várias noites acordado estudando para uma prova importante nos seus tempos de faculdade? Isso também é um grande erro que quase todo mundo comete, pois dormir mal afeta a memória. Durante o período de repouso, o corpo produz substâncias que melhoram as conexões neurais e proporcionam melhor aprendizado. Portanto, quem dorme melhor consegue aprender e memorizar muito mais durante o dia seguinte.
Estudos também indicam que pessoas que dormem menos de 6 horas por dia tem uma maior tendência ao desenvolvimento de depressão. Perceba que dormir não é somente essencial para acordar descansado e bem disposto, mas também para manter uma excelente saúde.
Quantas horas dormir por dia?
A quantidade exata de horas de sono ideal para conseguir evitar todos os problemas mencionados acima varia de indivíduo para indivíduo. O corpo humano possui um ritmo biológico próprio que lhe deixa com sono quando está na hora de dormir e ajuda você a acordar pela manhã, mas em muitas pessoas esse ritmo é prejudicado por causa dos horários inconstantes e pelo uso de estimulantes, como a cafeína. Por isso, é possível compreender melhor quantas horas você deve dormir de acordo com a faixa etária.
  • Recém-nascidos: até 17 horas por dia;
  • Bebês de até 11 meses: 12 a 15 horas;
  • Crianças de até 2 anos: entre 11 e 14 horas;
  • Crianças de até 5 anos: entre 10 e 13 horas;
  • Crianças de até 13 anos: até 11 horas;
  • Adolescentes: ao redor de 10 horas diárias;
  • Adultos: entre 7 e 9 horas.

Todo seu corpo agradece por uma boa noite de sono. Avalie bem seus compromissos e deveres diários e pense: será que vale a pena sacrificar sua noite por isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *