Os benefícios de parar de fumar

Alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento
23/10/2018
O sono tem uma importância essencial para você. Saiba por quê.
01/11/2018
O consumo de cigarros no Brasil vem caindo há 25 anos. Isso acontece, principalmente, graças a campanhas de conscientização que mostram todos os malefícios que esse consumo causa para o fumante. Parar de fumar é essencial para quem deseja ter uma vida mais saudável e prevenir doenças graves, como o câncer. Confira abaixo os benefícios de deixar de fumar, que começam cerca de 20 minutos depois de apagar o cigarro.
Doenças causadas pelo fumo
O cigarro é um dos principais causadores de tumores malignos, podendo causar câncer de pulmão, boca, esôfago e traqueia. Ele também aumenta as chances de desenvolver problemas cardiovasculares e doenças pulmonares crônicas. Também crescem os riscos para AVCs e infartos.
Estima-se que cerca de 50% dos fumantes morram por causa de doenças causadas diretamente pelo hábito, que poderiam ser prevenidas parando de fumar. A expectativa de vida desse público é cerca de 13 anos menor que a de pessoas que não fumam. Ou seja, ele é muito maléfico para o corpo.
Benefícios de parar de fumar
A longo prazo, deixar de fumar te ajuda a evitar todas as doenças e causas de morte citadas acima. Mas para muitos, esse longo prazo é muito vago e não compensa todo o estresse e mal estar de largar o hábito. Por isso, vale a pena conferir como seu corpo muda a partir de 20 minutos depois de deixar de fumar:
  • 20 minutos: o corpo tem sua pressão sanguínea e pulsação normalizadas;
  • 2 horas: o sangue já está livre de toda a nicotina em circulação;
  • 8 horas: o sangue consegue normalizar o transporte de oxigênio para o organismo;
  • 12 a 24 horas: o funcionamento dos pulmões melhora;
  • 2 dias: o olfato começa a voltar ao normal, assim como o paladar;
  • 3 semanas: a respiração e a circulação melhoram significativamente, ajudando na prática esportiva e até em atividades diárias. A pele e o cabelo começam a se recuperar e ganham mais brilho;
  • 1 ano: o risco de morte cai em 50%;
  • 5 a 10 anos: os prejuízos causados pelo cigarro estão quase encerrados e o risco de ter um infarto já é igual ao de pessoas que nunca fumaram.
Assim que alguém para de fumar seu corpo começa a colher benefícios. Em menos de 1 dia são diversos sistemas do organismo que conseguem voltar a funcionar normalmente e isso só melhora com o passar do tempo. Parar de fumar é um favor para seu corpo, para sua saúde e para a saúde dos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *