Os diversos tipos de problemas endocrinológicos: seu endocrinologista belem relaciona os principais.

Saiba como usar a tomografia computadorizada para identificar diversos problemas, mas também entenda quais suas restrições e contraindicações com um especialista em tomografia em belém
25/10/2019
O cardiologista belem alerta: fique atento a 8 fatores que prejudicam a saúde do seu coração.
12/11/2019

Seu corpo possui um sistema que é responsável por controlar todos os restantes. As funções realizadas por ele são tão importantes que é capaz de afetar quase todos os órgãos de alguma maneira, mas muita gente não o conhece muito bem. Esse é o sistema endócrino. Já ouviu falar a respeito dele e sobre os problemas que nele podem surgir? Continue lendo para entender como funciona. 

O que é sistema endócrino?

Esse sistema é formado por todas as glândulas no corpo que produzem hormônios. Essas substâncias são liberadas na corrente sanguínea e ajudam o corpo a funcionar bem, além de proporcionar mudanças durante a vida. No entanto, nem sempre os hormônios são liberados nas quantidades corretas, é nesse momento que surgem os problemas endócrinos que você verá a seguir. 

1. Andropausa

endocrinologista belem trata indivíduos afetados pela andropausa rotineiramente. A condição afeta homens cujos hormônios masculinos não são produzidos na quantidade adequada para seu organismo. A andropausa acontece por causa dos efeitos do envelhecimento e seu tratamento exige reposição hormonal. 

2. Colesterol e triglicerídeos

O acúmulo de colesterol e triglicerídios também está relacionado ao sistema endócrino. Quando alguém possui esse tipo de substância em excesso no corpo, o sistema cardiovascular fica em risco e aumentam as chances de desenvolver doenças perigosas. O tratamento precisa ser aliado a uma prática adequada de exercícios físicos e mudanças na dieta. 

3. Diabetes

Os dois tipos de diabetes acontecem por causa do desequilíbrio do hormônio insulina, que controla a quantidade de glicose no sangue. Ela pode ser causada por fatores genéticos (diabetes tipo I) ou por hábitos de vida, sobrepeso e alimentação rica em açúcares. A doença não tem cura, mas precisa de controle cuidadoso para evitar complicações nos olhos, rins e pés. 

4. Distúrbios do crescimento

Crescer de mais ou de menos não é questão de sorte, mas sim um desequilíbrio hormonal. Crianças com o problema precisam ser avaliadas por um endocrinologista em belem para receberem orientações de tratamento adequadas. 


5. Alterações na menstruação


Mulheres que sofrem com alterações menstruais, como ter mais de uma menstruação ao mês ou não tê-la, também podem estar sofrendo de problemas endócrinos. Só o médico consegue determinar exatamente qual hormônio está desequilibrado e como resolver o quadro. 

6. Doenças da suprarrenal

A glândula suprarrenal produz diversos hormônios, incluindo o hormônio do estresse (cortisol). Quando está desequilibrada, ela causa uma variedade de sintomas, como excesso de pelos, aumento de peso, pressão alta ou baixa e puberdade precoce. 

7. Distúrbios da puberdade

A puberdade acontece por causa dos efeitos de hormônios masculinos ou femininos no organismo que causam alterações nas características sexuais secundárias. Existe uma idade média para alcançar a puberdade, crianças que começam a desenvolver-se dessa forma antes do tempo precisam consultar-se com um especialista para avaliar se existe um problema endócrino. 

8. Menopausa

A condição afeta todas as mulheres com o passar do tempo por causa da queda na produção de hormônios femininos. O endocrinologista deve prescrever uma terapia hormonal individual para cada mulher como tratamento. Também existem casos de menopausa precoce, quando os problemas hormonais começam antes dos 40 anos, esses casos também são tratados pelo médico endócrino. 

9. Tireoide

A tireoide é uma importante glândula do corpo, que produz hormônios T3 e T4, os quais regulam o metabolismo. O desequilíbrio da glândula pode causar hipertireoidismo ou hipotireoidismo com o aumento ou diminuição na produção desses hormônios. Em ambos os quadros, pacientes precisam de um tratamento adequado prescrito por um especialista. 

Percebeu como o médico endocrinologista é importante? Sua especialidade auxilia no tratamento de diversas condições, por isso é importante consultar-se com o especialista no hospital em belem de sua confiança quando surgirem sintomas que possam indicar uma dessas patologias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *