Os riscos do consumo excessivo do álcool

AIDS: porque a prevenção tem que continuar
20/12/2018
Entenda como funciona uma UTI
01/03/2019

Tome cuidado com o consumo do álcool, já que em exagero ele pode trazer muitos prejuízos para o organismo. Dê uma olhadinha aí e veja o que acontece quando você exagera na dose. 

Efeitos do álcool no corpo

O álcool é uma substância que reprime algumas funções cerebrais. Quando ele é consumido, segue logo para a corrente sanguínea e se espalha para o restante do organismo. Ao consumi-lo, a pessoa pode apresentar falta de coordenação motora, rubor na face, vômitos, irritabilidade e alterações na fala. Conforme a quantidade ingerida da substância aumenta, os sintomas ficam mais exacerbados e podem começar a apresentar risco à saúde. 

Efeitos na visão

A ingestão de álcool causa deficiência de vitamina B1 e zinco, que pode causar neurite óptica e até cegueira. 

Efeitos no coração

O álcool consumido viaja pela corrente sanguínea e pode afetar o coração. Ele pode causar inflamação no tecido cardíaco (cardiomiopatia) em pessoas que consumem muito álcool durante longos períodos, levando a sintomas, como dor no peito, palpitações, tosse e fadiga. O consumo exagerado também pode causar arritmias ou até parada cardíaca. 

Intestino grosso

O consumo de álcool em excesso por muito tempo pode estar relacionado ao desenvolvimento de câncer de intestino. Ele também pode alterar as contrações do intestino e causar diarreia. 

Outros efeitos

Consumir álcool com frequência pode causar diversos tipos de câncer, como de esôfago, laringe e faringe. Ele também é responsável pelo surgimento da cirrose hepática, uma doença que, em alguns casos, só pode ser tratada através do transplante de fígado. Quem consome álcool em excesso também passa por alterações no comportamento, tornando-se mais agressivo e irritável, podendo envolver-se em brigas e discussões. Com o tempo, beber demais pode até causar alterações no cérebro e problemas cognitivos. 

Para divertir-se você não precisa beber em excesso. O álcool, quando não é moderado, traz uma série de problemas graves ao corpo e pode até levar ao óbito. Por isso, maneire na bebida, adotando hábitos de vida mais saudáveis e regulando o consumo de bebidas alcoólicas, você certamente poderá manter a sua diversão por muito mais tempo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *