Reumatismo: causas, sintomas e tratamentos.

Câncer no pulmão: causas, sintomas e tratamentos.
17/09/2018
Câncer de mama: causas, sintomas e tratamentos.
26/09/2018
O reumatismo, na verdade, não é um termo que descreve uma doença específica. Ele é uma palavra que há bastante tempo já não é utilizada entre os médicos, mas que ainda é popular entre pessoas leigas. Quer entender mais sobre essas doenças e como elas afetam seu corpo? Continue lendo.
O que é reumatismo?
Quando usamos o termo reumatismo estamos falando de uma série de doenças que afetam o sistema osteoarticular e muscular. Elas não têm origem em um trauma, portanto não são lesões articulares, porém podem causar bastante dor. As doenças mais conhecidas que o reumatismo engloba são a osteoartrite e artrite reumatoide.
Atualmente, utiliza-se o termo “doenças reumatológicas” para falar a respeito de doenças que afetam os músculos, articulações ou outras partes do sistema musculoesquelético. A área médica de reumatologia agora estuda o sistema conjuntivo, ou seja, tecidos elásticos que unem partes do corpo e diminuem o atrito entre as articulações. Esses profissionais estudam doenças, como:
  • Artrite reumatoide;
  • Osteoartrite;
  • Gota;
  • Fibromialgia.
Sintomas
Por acometerem regiões semelhantes, algumas doenças reumatológicas têm sintomas bastante parecidos. A maioria dos pacientes com essas doenças sente dor na articulação ou em várias articulações, acompanhada de inchaço e incapacidade funcional. O local pode ou não estar inflamado.  Existindo inflamação na articulação estaremos diante de um caso de artrite. Assim como o reumatismo, a artrite é um termo que designa somente a inflamação, não sendo uma patologia específica. Por isso existem diversos tipos de doenças nas quais o paciente apresenta artrite, como artrite reumatoide e osteoartrite.
Causas
A causa varia de acordo com o tipo de doença do paciente. A artrite reumatoide, por exemplo, é um problema autoimune que acontece quando as células de defesa do corpo passam a atacar certas articulações. Ela é caracterizada por inflamação simétrica na articulação. Portanto, um paciente com a doença sofre nas duas mãos, nos dois ombros, nos dois joelhos e assim por diante. O tratamento acontece através de medicamentos que suprimem a ação do sistema imunológico e, quando realizado logo, consegue prevenir deformações nos membros afetados.
Também temos a osteoartrose, ou “artrose”, como todos gostam de chamá-la. Essa doença é mais comum em idosos e ocorre por causa do desgaste natural da cartilagem que protege as articulações. Com o tempo, a cartilagem vai ficando mais fina, permitindo maior contato entre as estruturas articulares. Ela precisa ser tratada com medicamentos para alívio dos sintomas e técnicas de fortalecimento muscular para impedir a incapacidade funcional.
Existem diversas outras doenças que podem ser consideradas como “reumatismo”. Suas causas e tratamentos variam e o ideal é consultar um médico especializado para o diagnóstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *