Saiba o que fazer para cuidar bem do seu estômago. E conte com a estrutura de um dos mais completos hospitais em Belem .

Fraturas no quadril: por que preocupam tanto?
20/03/2019

Os problemas gástricos e intestinais são bastante comuns. Na verdade, muita gente já sofreu com um pouco de azia ou desconforto abdominal depois de exagerar um pouco na comida. Por isso, é importante adotar algumas atitudes simples para prevenir problemas, como gastrite, azia e refluxo gastroesofágico. Quer entender melhor para cuidar bem do seu estômago? Confira nossas dicas abaixo!

Melhore a alimentação

Uma alimentação baseada em carboidratos refinados, como arroz e farinha de trigo branca, açúcar e gordura é a receita certa para desenvolver um problema gástrico. Se você já sofre com azia ou refluxo, alterar sua dieta ajuda a controlar os sintomas e evitar maiores complicações. Se você ainda não tem esses problemas, adotar uma alimentação saudável é um bom jeito de prevenir. 

Comece definindo horários para as refeições. Quando passamos muitas horas sem nos alimentar, o estômago não consegue assimilar bem as refeições. Comer sempre na mesma hora ajuda a regular o relógio biológico, melhorando a digestão. 

Além disso, é importante consumir uma quantidade adequada de fibras. Elas são substâncias essenciais para sua dieta, já que ajudam na absorção de gorduras e fazem o corpo aproveitar melhor os nutrientes da alimentação. As fibras também melhoram o trânsito intestinal, prevenindo problemas como constipação. Elas estão presentes em aveia, verduras e cereais integrais. 

Hidratar-se bem

A água é um elemento essencial para qualquer processo dentro do seu corpo. Por isso, é importante tomar água para garantir o bom funcionamento gástrico e do organismo em geral. A água regula a acidez do estômago e pode ajudar quem sofre com os efeitos do refluxo gastroesofágico. Quem tem dificuldade de tomar a quantidade adequada de água por dia, cerca de 2 litros, pode investir em chás. Além de hidratarem, eles ajudam a reduzir o desconforto estomacal. 

Tomar cuidado com seu bem-estar emocional

O estresse é algo que prejudica muito a saúde humana, incluindo a saúde gástrica. Muitas pessoas chegam a desenvolver gastrite, úlcera e até refluxo por causa de gatilhos emocionais, períodos estressantes na sua vida ou problemas, como ansiedade. É importante cuidar da sua saúde emocional para que o restante do corpo funcione adequadamente. Se necessário, busque ajuda profissional para conseguir orientações e soluções para seus problemas. 

Busque serviços de emergência quando precisar

Apesar de problemas gástricos serem comuns, eles não são brincadeira. Algumas pessoas sentem desconforto abdominal e chegam até a vomitar e ter uma série de sintomas antes de convencerem-se a ir a um hospital em Belém. Ou seja, eles podem acabar em uma situação de emergência, porque não quiseram buscar auxílio médico mais cedo, colocando sua vida em risco. Quando sentir sintomas de problemas gástricos, procure um médico e, se eles forem sintomas graves, procure a emergência de um hospital. 

O Hospital Amazônia está preparado para ajudá-lo com qualquer tipo de problema gástrico apresentado. Busque nossos serviços de emergência a qualquer hora para ter garantia de bom atendimento com os melhores especialistas da área. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *